Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Paraíba pode ter explodido Hiroshima




Uma lenda é destaque no sertão de Geridó, na Paraíba.
Por ser uma região rica em minério, segundo seus habitantes, os americanos ali estiveram em busca de urânio, para fabricação de material bélico. Isto ocorreu na época da 2ª guerra mundial, exatamente no ano de 1945.
Quando ocorreu a destruição de Hiroshima, pela bomba atômica, os moradores concluíram o que já desconfiavam: a bomba de Hiroshima tinha estilhaços de material da Paraíba.
O documentário “Urânio Picuí” dirigidos pelos jovens cineastas Thiago Melo e Antonio Carrilho, conta com mais detalhes a extração de Urânio, feita pelos americanos. Este filme é o trabalho de 4 anos de pesquisa, em colaboração com os moradores da região.
Segundo informações, os americanos retiraram-se após o término da guerra, deixando para trás algumas construções erguidas em Picuí, que serviam de moradia, além de muitas estórias daqueles que viram a movimentação dos americanos.
Tudo leva a crer que, realmente, não foi apenas especulação.

Cida Alves

Um comentário:

  1. Ha no The New York Times de 1947 ou 46 uma materia que fala do desaparecimento de uranio de um deposito em Currais Novos, RN... Atualmente pesquiso esse tipo de assunto no National Archives, em Washington, DC...se eu obter mais informacoes posso pesquisar documentos aqui sobre isso. Tacito Rolim rolimtacito@yahoo.com.br

    ResponderExcluir