Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Filme “Sicko – SOS Saúde” e a nova Reforma dos Estados Unidos

O documentário “Sicko – SOS Saúde” de Michael Moore, lançado em 2007, mostra que apesar dos Estados Unidos serem a nação mais rica do mundo, é o único país do ocidente que não oferece atendimento de saúde gratuito e universal.
Este filme mostra a farsa dos planos de saúde que analisam as pessoas antes de assinarem o contrato e quando elas conseguem fazer o plano, e precisam usá-los, se deparam com obstáculos, não tendo o atendimento médico necessário.
Na realidade, os planos de saúde tratam as pessoas como mercadorias; só visam ao lucro. O filme também mostra, claramente, relatos de pessoas que tiveram parentes que não resistiram a este sistema de saúde e acabaram perdendo suas vidas.
O documentário faz refletir o seguinte: Se já é difícil para aqueles que podem pagar um plano de saúde, a situação é mais grave para os menos favorecidos, que não têm condições de ter seu plano ou ainda pagar hospital ou médico particular.
Depois de muitas lutas e muito sofrimento por parte de famílias americanas, finalmente, Obama, atual presidente dos Estados Unidos, consegue aprovar a nova reforma da saúde, assinada em 23 de março deste ano.
Pela a nova lei, 32 milhões de pessoas terão acesso ao sistema de saúde até 2019, porém, 11 milhões de imigrantes ilegais não terão direito.
Esta luta já dura 100 anos, começou em 1901, com o presidente Roosevelt. Este debate ainda prossegue, pois o projeto foi encaminhado à Câmera e vai precisar de 51 votos para aprovar o que ainda falta.

Aparecida Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário